A Prefeitura de Niterói tem uma preocupação perene com a participação social na compreensão da agenda pública no município. Neste sentido, vem envidando esforços para propiciar espaços de diálogo com a população. Esses espaços têm sido tecidos tanto de forma direta quanto por meio da rede mundial de computadores. A dinâmica das vidas dos munícipes tem conduzido a Prefeitura a fomentar tanto as tradicionais instâncias de participação, como por exemplo os conselhos, quanto a formulação e execução de novas estratégias para ouvir e dialogar com a sociedade.
Atualmente existem 26 conselhos em funcionamento na cidade. Em termos de novas oportunidades de escuta ativa da população, cabe destacar o histórico de iniciativas do poder público municipal na promoção da participação social mediante iniciativas como o Colab.re, o PPA participativo, dentre outros.
A partir da implantação do Simagi (Sistema de Avaliação e Gestão da Informação de Políticas Públicas de Niterói), a Prefeitura de Niterói criou o Fórum Intersetorial como mais um espaço de possibilidade de escutar os diversos setores da sociedade e conversar de forma aberta mais especificamente sobre monitoramento, avaliação e gestão da informação de políticas públicas no município.
Conforme o artigo 39 do decreto 14.250/2021 que instituiu o Simagi, o Fórum Intersetorial de Avaliação de Políticas Públicas de Niterói possui o objetivo de mobilizar e interagir com a sociedade para o acompanhamento da política de avaliação e gestão da informação de políticas públicas no município e seus resultados.
Sobre o Fórum:
O Fórum é composto por representantes dos segmentos do poder público, instituições de ensino e pesquisa, conselhos municipais, iniciativa privada, sociedade civil organizada e pessoas com atuação reconhecida ou notório saber acerca das políticas públicas de Niterói, sendo presidido pelo Prefeito de Niterói.
O Fórum terá como competências:
I – debater sobre os resultados das avaliações do Plano Estratégico Niterói Que Queremos 2033;
II – debater sobre os resultados das demais avaliações realizadas no âmbito desse Sistema;
III – debater sobre o Plano de Avaliação Bianual; e
IV – propor sugestões para aperfeiçoamento da política de avaliação de Niterói, sempre em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com o Plano Niterói Que Queremos (NQQ).
A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão – SEPLAG desempenha a função de secretaria executiva deste Fórum, ficando responsável pela convocação de reuniões. A representação do poder público no Fórum Intersetorial de Avaliação de Políticas Públicas de Niterói será estabelecida a partir dos órgãos da Prefeitura Municipal de Niterói que compõem o Comitê Gestor do SIMAGI e de representantes da Câmara Municipal de Niterói e órgãos do Poder Judiciário convidados.
Os representantes participantes:
I – da sociedade civil organizada:
a) ACEC – Associação Conselho Empresarial e Cidadania;
b) ADEMI – Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Niterói;
c) ANDEF – Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos;
d) FAMNIT – Federação das Associações de Moradores do Município de Niterói
II – dos conselhos de política pública institucionalizados;
a) Conselho de Alimentação Escolar;
b) Conselho dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais;
c) Conselho Municipal da Juventude;
d) Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência;
e) Conselho Municipal de Assistência Social;
f) Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia;
g) Conselho Municipal de Defesa do Consumidor;
h) Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa;
i) Conselho Municipal de Economia Solidária;
j) Conselho Municipal de Educação;
k) Conselho Municipal de Meio Ambiente;
l) Conselho Municipal de Política Cultural;
m) Conselho Municipal de Política e Atenção às Drogas;
n) Conselho Municipal de Política Urbana;
o) Conselho Municipal de Políticas para Mulheres;
p) Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial;
q) Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural;
r) Conselho Municipal de Saúde;
s) Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional;
t) Conselho Municipal de Transparência e Controle Social;
u) Conselho Municipal de Turismo;
v) Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente;
III – de instituição de ensino e pesquisa:
a) Universidade Federal Fluminense.
O Fórum intersetorial está aberto a participação de qualquer conselho formalmente instituído, instituição de ensino e pesquisa sediada em Niterói e demais instituições da sociedade civil organizada que atuem no campo de políticas públicas e tenham interesse em colaborar para elevar o bem-estar da população niteroiense por meio de iniciativas públicas.
Faça seu login abaixo: