A Niterói Que Somos, ou PMADNit é uma pesquisa por amostra de domicílios que será realizada a cada 4 anos com o objetivo de subsidiar o planejamento de políticas e programas a serem implementados e monitorar o desenvolvimento e os resultados alcançados.
Niterói é o primeiro município do Brasil a realizar sua própria pesquisa amostral em grande escala. A Prefeitura conta com apoio de especialistas de notório saber na idealização da proposta, .
A pesquisa tem como recorte territorial as regiões administrativas do município, o que representa uma escala em que as pesquisas amostrais realizadas pelo governo federal não chegam, trazendo uma visão muito mais rica sobre a realidade de Niterói.
A pesquisa entrevistará cerca de 15 mil domicílios em Niterói, trazendo questões que o censo do IBGE não aborda. Utilizando da desagregação de dados, a pesquisa ajudará a responder perguntas fundamentais para pensar a gestão de políticas públicas em Niterói, tais como onde está concentrada geograficamente a pobreza na cidade, quais são as principais dificuldades que a população niteroiense enfrenta em seus territórios, e as especificidades dos sujeitos que constroem o município, resumido na incumbência de “conhecer as diferentes Niterói e os diferentes niteroienses, dentro de Niterói”.
A “Pesquisa Municipal por Amostra de Domicílios – Niterói que Somos” é uma iniciativa estratégica da Prefeitura Municipal de Niterói (PMN) para fortalecer a gestão pública por meio de dados precisos e atualizados. Esses dados são fundamentais para decisões informadas e políticas públicas eficazes, que atendam de maneira assertiva às necessidades da população.
Alinhada a uma gestão por resultados, a pesquisa fornece informações territorializadas que otimizam o planejamento e a execução de ações governamentais, potencializando impactos positivos em todas as regiões da cidade.
Diferentemente dos censos nacionais, realizados a cada dez anos, a pesquisa municipal aborda demandas específicas e conjunturais de Niterói, possibilitando um monitoramento mais próximo e frequente das condições de vida da população. Com ciclos de quatro anos, ela preenche lacunas deixadas por outros levantamentos, permitindo ajustes contínuos nas políticas públicas com base em evidências locais.
Além de garantir comparabilidade com outras pesquisas oficiais, a “Niterói que Somos” se destaca pela incorporação de temas estratégicos que complementam os indicadores do planejamento municipal. Essa abordagem amplia a capacidade de monitorar e ajustar ações, assegurando uma gestão mais inclusiva e territorialmente sensível.
Um diferencial importante da pesquisa é a desagregação de dados por sexo, cor/raça e território, alinhando-se às metas de inclusão e territorialidade da gestão. Isso possibilita uma análise mais detalhada de como os problemas sociais se manifestam em diferentes bairros e entre distintos grupos demográficos, garantindo que as políticas públicas sejam ajustadas às realidades específicas.
Esteprojeto contínuo reafirma o compromisso da PMN com uma gestão transparente e responsiva, voltada para a construção de uma Niterói mais inclusiva e atenta às reais demandas de sua população.
O planejamento da “Pesquisa Niterói que Somos” teve início com um rigoroso processo de benchmarking, que buscou identificar experiências, metodologias e boas práticas aplicadas em pesquisas domiciliares amostrais no Brasil. Entre as referências estudadas, destacam-se a PDAD do Distrito Federal e a PAD-MG de Minas Gerais, ambas iniciativas que, embora em escalas e contextos distintos, ofereceram valiosas contribuições para a definição dos métodos adotados. Esses exemplos foram cuidadosamente adaptados às especificidades de Niterói, resultando em critérios robustos para garantir a relevância e comparabilidade dos dados coletados.
Seu planejamento foi estruturado em três frentes principais: responder às demandas estratégicas da Prefeitura de Niterói, consolidar informações internas já disponíveis e preencher lacunas nos indicadores existentes. Um esforço especial foi dedicado a evitar duplicações com os dados censitários do IBGE e priorizar informações essenciais para compreender as desigualdades e as demandas territoriais do município.
A definição dos temas e indicadores foi um processo colaborativo, envolvendo o Prefeito, técnicos da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG), gestores de diversas secretarias municipais e os membros do Conselho Consultivo. Essa abordagem garantiu que a pesquisa fosse alinhada às políticas públicas locais, atendendo às necessidades específicas de planejamento e gestão da cidade.
O resultado é uma pesquisa estruturada em blocos temáticos que abordam de forma detalhada questões como gênero, raça/cor e territórios. A desagregação dos dados permitirá a construção de indicadores amplos e ajustados às realidades locais, assegurando que as políticas públicas sejam baseadas em evidências concretas.
Para viabilizar a execução da pesquisa domiciliar amostral em Niterói, a Prefeitura Municipal estabeleceu uma parceria estratégica com a Sociedade para o Desenvolvimento da Pesquisa Científica (SCIENCE), uma entidade sem fins lucrativos criada em 1993 por membros do corpo docente da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE. Reconhecida por sua expertise em pesquisas de larga escala, a SCIENCE foi selecionada para suprir as limitações técnicas e institucionais da Prefeitura e da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG), que não dispõem de estrutura e equipe suficientes para um levantamento dessa magnitude.
A SCIENCE será responsável por coordenar todas as etapas da pesquisa, desde o desenvolvimento do plano amostral e a estratificação espacial até o apoio técnico na elaboração do questionário, a execução da coleta de dados e a organização do banco de informações. A aplicação das metodologias mais avançadas em estatísticas sociais garantirá que os resultados reflitam com fidelidade as características e necessidades específicas de Niterói.
A parceria com a SCIENCE representa um marco significativo para Niterói, não apenas pela inovação no processo de coleta e análise de dados, mas também pela criação de uma base sólida e atualizada, indispensável para a avaliação contínua das políticas públicas e para a construção de um futuro mais inclusivo e eficiente para o município.
O planejamento amostral da Pesquisa Niterói que Somos foi cuidadosamente elaborado com base na estrutura censitária da cidade, definida pelo Censo Demográfico 2022 do IBGE, que organiza Niterói em 1.274 setores censitários.
Para garantir uma amostra estatisticamente robusta e representativa, foi estabelecido um total de 15.300 domicílios a serem pesquisados, considerando a viabilidade dos recursos disponíveis e os critérios de precisão determinados pela SEPLAG.
Essa amostra permitirá uma análise detalhada das condições socioeconômicas dos domicílios da cidade, com uma margem de erro de 0,8% e um nível de confiança de 95%. Isso significa que, ao repetir a pesquisa em condições semelhantes, os resultados permanecerão dentro de uma variação de 0,8 pontos percentuais para mais ou para menos em 95% das vezes, assegurando elevada confiabilidade nas conclusões.
Para refletir a diversidade socioespacial de Niterói, o plano amostral utiliza a estratificação por setor censitário, com a seleção de 12 domicílios por setor. O método de Amostragem Inversa Simples (AIS) foi escolhido para garantir maior controle sobre a amostra, reduzindo os impactos de possíveis não respostas e aumentando a aderência dos resultados às características demográficas e territoriais da cidade.
A definição da estratificação espacial para a Pesquisa Niterói que Somos foi estrategicamente planejada para oferecer dados inframunicipais que reflitam com precisão a realidade socioeconômica do município.
Niterói enfrenta desafios significativos pela falta de estatísticas detalhadas entre os levantamentos decenais do Censo Demográfico, o que limita a capacidade da gestão pública de tomar decisões fundamentadas em evidências.
Além disso, enquanto a PNAD Contínua disponibiliza informações relevantes para regiões metropolitanas, esses dados não possuem o grau de detalhamento necessário para monitorar as especificidades locais de Niterói, reforçando a importância de uma pesquisa própria como a Niterói que Somos.Para responder a essas lacunas, o plano amostral foi estruturado para garantir tabulações que atendam a diferentes níveis territoriais.
Os resultados serão divulgados para toda a cidade de Niterói e, em seguida, desagregados em cinco regiões administrativas – Região Norte, Região das Praias da Baía, Região Oceânica, Região de Pendotiba e Região Leste. Adicionalmente, um recorte ainda mais detalhado poderá ser elaborado, que considera 13 agrupamentos de bairros, permitindo mapear áreas com diferentes densidades populacionais e variações socioeconômicas.
Esses perfis regionais oferecerão um panorama abrangente das características e necessidades da população em cada território, permitindo uma análise precisa para subsidiar políticas públicas específicas e alinhadas às demandas locais.
A elaboração do questionário da Pesquisa Niterói que Somos foi conduzida de forma colaborativa e estratégica, envolvendo discussões intersetoriais aprofundadas para definir os domínios temáticos prioritários.
O processo inicial incluiu um levantamento minucioso de lacunas nos instrumentos de planejamento da cidade, culminando em propostas apresentadas em um Encontro de Gestores em 2023. Posteriormente, uma reunião online, liderada pela Secretária da SEPLAG, reunindo secretários e líderes de órgãos municipais para consolidar os temas. Essa dinâmica assegurou ampla participação, resultando na produção de uma minuta inicial do questionário, que foi continuamente aprimorada com contribuições das secretarias municipais por meio dos Núcleos de Avaliação e Gestão da Informação (NAGIs).
O questionário foi desenhado para captar um panorama detalhado das condições de vida dos moradores de Niterói, contemplando aspectos fundamentais para a formulação de políticas públicas. Os temas foram organizados em blocos interrelacionados:
Ao estruturar um questionário multitemático com representatividade geográfica, a pesquisa vai além de um levantamento geral, explorando vulnerabilidades sociais e econômicas que influenciam diretamente a qualidade de vida dos cidadãos.
Essa abordagem permite à Prefeitura de Niterói não apenas identificar desigualdades e desafios, mas também aproveitar as potencialidades da cidade, direcionando políticas públicas com maior precisão e impacto.
Com esse instrumento estratégico, Niterói reforça seu compromisso com uma gestão baseada em dados, transparente e voltada para a construção de um município mais inclusivo e sustentável.
A Prefeitura de Niterói reforça a importância desse gesto de colaboração, destacando que todos os dados coletados serão tratados de forma confidencial, seguindo rigorosos protocolos de privacidade e ética.
A participação de cada domicílio não é apenas um ato de cidadania, mas também um investimento coletivo em um futuro melhor para todos os bairros e regiões da cidade.
As visitas aos domicílios selecionados serão conduzidas por entrevistadores utilizando Dispositivos Móveis de Coleta (DMC), que registrarão todas as interações e sinalizarão a conclusão das entrevistas em cada setor. Esse sistema proporciona um controle rigoroso do progresso da coleta e assegura a qualidade dos dados. Apenas os domicílios com informações completas serão incluídos na amostra final, garantindo a precisão e a representatividade dos dados coletados.
O processo de coleta ocorrerá em duas etapas principais. Na primeira, será realizado o cadastramento e atualização dos endereços dentro dos setores censitários, identificando as unidades residenciais aptas a compor a amostra. Na segunda etapa, será efetuada a seleção aleatória dos domicílios habilitados, que responderão efetivamente o questionário da Niterói que Somos.
O questionário da Niterói que Somos foi construído para durar em média 25 a 30 minutos, variando conforme o número de moradores e conteúdo das respostas.
A metodologia adotada possibilita a geração de dados demográficos e econômicos detalhados, incluindo informações sobre faixa etária, gênero, escolaridade, raça, condições de habitação, saúde, ocupação e geração de renda.
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