O Simagi

O Sistema de Avaliação e Gestão da Informação de Niterói (Simagi)  visa institucionalizar a nova política de avaliação dos programas e projetos públicos do município, além de organizar a gestão de dados para políticas públicas.

Com os instrumentos de monitoramento, pesquisas e análise de dados que compõem o Sistema, é possível aprimorar as políticas públicas numa gestão baseada em evidências e orientada para resultados e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

O Simagi foi elaborado em um processo colaborativo entre os órgãos do governo municipal e é coordenado pela Subsecretaria de Avaliação e Gestão da Informação de Políticas Públicas (SSAGI), vinculada à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG). 

O SIMAGI é uma inovação no ponto de vista da gestão pública municipal à medida que institucionaliza os marcos de uma política de avaliação e gestão da informação de políticas públicas envolvendo todos os órgãos da prefeitura, por meio dos Núcleos de Avaliação e Gestão da Informação (NAGIs), bem como o conjunto de entidades parceiras e organizações da sociedade civil.  

O SIMAGI estabelece uma série de instrumentos que organizam a política de avaliação e gestão de dados de políticas públicas para o aprimoramento da gestão de resultados baseada em evidências da Prefeitura de Niterói. Dentre os instrumentos previstos, destacam-se a PMADNit (Pesquisa Municipal por Amostra de Domicílios) ou Niterói Que Somos, a Rede de Cooperação Técnica e o Plano Bianual de Avaliação: uma agenda de estudos de avaliação sobre programas em desenvolvimento. A Rede de Observatórios articula órgãos da Prefeitura para melhorar o fluxo na produção, circulação e divulgação de dados e será formada pelos observatórios da cidade. 

Além disso, há o Fórum Intersetorial de Avaliação, que será um amplo espaço de mobilização da sociedade civil e contará com conselhos municipais, entidades de classe, movimentos sociais e organizações. Presidido pelo prefeito, será espaço de estudos e avaliações de planos como o Plano Niterói Que Queremos e outros. Por último, o DataNit é o Sistema Informatizado de Gestão de Dados de Políticas Públicas com a função de modernizar uma estratégia de armazenamento, integração e análise de dados para aprimorar a produção de indicadores que reflitam a realidade do município.

Área administrativa

Faça seu login abaixo:

Entre em contato